Home Azeite
Azeite & Saúde PDF

As gorduras representam 33% do total da energia ingerida diariamente. Para uma alimentação saudável, seria essencial substituir o consumo de gorduras saturadas por monoinsaturados, como é o caso do azeite.

O uso de azeite reduz o colesterol e ajuda a prevenir as doenças cardiovasculares, isso devido ao seu alto teor de ácidos monoinsaturados.

Alem disso o azeite é uma fonte rica em Vitaminas lipossuluveis A, D e E, que protege contra o câncer e as doenças do coração. Por ser extraído da fruta e especialmente rico em antioxidantes, retarda o processo de envelhecimento celular.

Ajuda também a prevenir a arteriosclerose e seus riscos; melhora o funcionamento do estômago e do pâncreas; digere-se com maior facilidade do que qualquer outra gordura comestível; acelera as funções metabólicas; produz efeito protector e tónico da epiderme; estimula o crescimento e favorece a absorção de cálcio e a mineralização.

 
O Azeite Borba, Azeite Alentejano PDF Versão para impressão Enviar por E-mail


A Qualidade é a principal responsabilidade de qualquer colaborador da Cooperativa de Olivicultores de Borba, por isso, para além dos enormes cuidados desde a recepção , à extracção, armazenamento, embalamento e expedição (seguindo a Norma de Certificação NP EN ISO9002, estabelecida para todas as empresas alimentares), o azeite é criteriosamente seleccionado, afim de que a nossa tipicidade seja uma certeza entre os consumidores.

 
Um Processo de Extracção Ecológico PDF Versão para impressão Enviar por E-mail


O nosso Azeite é extraido por processos exclusivamente mecânicos (processo totalmente automatizado com equipamentos de extracção ecológico), pelo que é um sumo totalmente natural.

Quando nos referimos ao Azeite, como Cooperativa de produtores que somos e, como tal, trabalhando apenas os frutos dos nossos associados, estamos a referirmo.nos a um produto virgem, sem misturas, e totalmente natural.

 
Denominação de Origem Protegida PDF Versão para impressão Enviar por E-mail


Desde que foi criada a Zona de Produção dos Azeites do Norte Alentejano, em cujo coração nos situamos, sempre temos tido azeites aprovados com Denominação de Origem Protegida (DOP).

Os azeites do Norte Alentejano têm o direito de usar um nome próprio que os qualifica e comprova a sua origem, reputação, genuinidade ou tradicionalidade classificando-se como azeites de Denominação de Origem "Azeites do Norte Alentejano".

 
Tipos Comerciais PDF

Antes de ser embalado, o azeite é classificado por tipos, sendo a prova organoléptica um dos parâmetros mais importantes.

Assim, os azeites são classificados nos seguintes tipos comerciais:

Azeite Virgem Extra

– azeite virgem com acidez não superior a 0,8 % e com outras características conforme as previstas para esta categoria.

 

Azeite Virgem

– azeite com acidez livre não superior a 2 % e com outras características conforme as previstas para esta categoria.

 

Azeite Lampante

– azeite virgem com acidez superior a 2 % e/ou com outras características conforme as previstas para esta categoria.

 

Azeite DOP

– azeite obtido numa área geográfica delimitada, com solos e climas característicos e exclusivamente elaborados com azeitonas de variedades autorizadas da região.